quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Faça da criança um leitor competente

Dicas para pais e professores

1. Leia em voz alta com a criança. Explore livros e outros materiais de leitura (revistas, jornais, folhetos, cartazes, placas, etc). Todo material impresso pode ser útil e ocasionar um momento de troca centrado na leitura.
Muitos pais e professores param de ler em voz alta para as crianças assim que aprendem a ler por si mesmas... A leitura em voz alta melhora a habilidade de leitura da criança, como seu interesse pela leitura. Continue lendo para as crianças!
. O texto precisa encantar o leitor. Procure variar as leituras. Se a história é longa, divida-a em partes, crie um clima de "no próximo capítulo"... O importante é ler, esse momento de leitura compartilhada é fundamental na formação do leitor.
3. Converse com a criança sobre a leitura e escute-a quando fala. Isso ajuda muito no desenvolvimento da linguagem oral.

4. Peça que a criança reconte o que você leu em voz alta para ela. Além de exercitar a memória, a criança vai percebendo como cada texto é construído, ampliando sua oralidade.
5. Incentive a criança a desenhar e fazer de conta que escreve a história que ouviu. Depois, peça que "leia" sua história. As crianças gostam de brincar com a imaginação, brincando de faz de conta... A ideia é brincar de ler.

6. Dê o exemplo: faça com que a criança veja você lendo e escrevendo. O exemplo diz muito mais do que "discursos" sobre a importância da leitura e da escrita...

7. Visite uma biblioteca para empréstimo de livros, ou incentive a criança a trazer um livro emprestado para casa (no caso da biblioteca escolar). Converse sobre a escolha, qual foi o critério que usou (a capa, as imagens, o texto, etc). É um ótimo momento para compartilhar a leitura!

8. A literatura oferece excelentes obras que a criança pode conhecer desde a primeira infância. Escolha pela qualidade do texto. As imagens e a qualidade gráfica também são importantes.

O grande pensador Voltaire disse...

"Um livro aberto é um cérebro que fala; 
Fechado, um amigo que espera; 
Esquecido, uma alma que perdoa; 
Destruído, um coração que chora".


Então ... abra as páginas da imaginação!

Leia para as crianças e permita que elas viajem nessas páginas carregadas de magia e emoção.

Equipe da...

4 comentários:

  1. Vim conhecer o blog e já estou seguindo, sucesso e que você consiga muitos seguidores.Bjs, Beta

    ResponderExcluir
  2. Olá Beta.
    Uma honra receber sua visita. Estamos iniciando mas em breve teremos muitos assuntos para compartilhar. Obrigada pela presença. Carinhosa. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Amo! Essa escola faz parte da minha vida! Já fez e faz muita história. Sucessos.

    ResponderExcluir
  4. Olá Educadora Luiza. Sua competência e dinamismo engrandecem o ensino de nossa escola. É honra tê-la aqui parceira. Abraços

    ResponderExcluir