sábado, 15 de setembro de 2012

As mídias na construção do conhecimento


Com a integração das várias mídias no computador, e sua proliferação para todas as dimensões da vida, a escola precisa urgentemente compreendê-lo e incorporá-lo enquanto ferramenta pedagógica básica para uma grande parte das tarefas escolares. Ele é dotado de um "pseudo-cérebro" capaz de executar tarefas seguindo instruções previamente estabelecidas. Ele é multitarefa, executando programas para trabalho, estudo e lazer, transformando-se em diferentes ferramentas. Ele dispõe de diferentes formas para apresentação da informação, unindo sons, imagens, animações e textos, estabelecendo outros processos de comunicação, utilizados separada ou simultaneamente. Essa característica, chamada de multimídia, é que torna o computador uma ferramenta poderosa no manuseio e na assimilação de conhecimentos.

O computador como ferramenta pedagógica

O  computador é uma ferramenta de altíssimo valor pedagógico e pode ser utilizado para a realização e apresentação dos trabalhos escolares e na preparação de aulas, com aplicativos gráficos, de planilhas, de hipertextos, de tratamento de imagens e sons e de pesquisa.
Pode ser utilizado ainda em redes locais, inter-escolares e mundiais - como a Internet - com acesso fácil e rápido, inclusive aos produtores da informação e/ou instituição, tendo à disposição um correio eletrônico – e-mail - páginas na rede mundial – sites – para intercâmbio e divulgação de atividades dos usuários e acesso as salas de bate-papo virtuais e sistema de videoconferências e videofone. Além disso, dispõe de memórias extras e programas diversificados através de disquetes e CD-ROM.  Todo esse aparato tecnológico corrobora para a inclusão digital e propicia saberes diversificados através das comunicações síncronas e assíncronas.

5 comentários:

  1. Mais um belo blog. Coisas da amiga Gracita é Claro!

    ResponderExcluir
  2. Olá Metalurgia das letras.
    É uma honra recebê-lo em nossa cantinho educacional. Obrigada pela carinhosa visita

    ResponderExcluir
  3. Que cantinho interessante este aqui. Obrigada por nos convidar para acompanhar mais este trabalho Gracita.

    Sucesso pra ti o cantinho também. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Lindo mais Gracita. Parabéns. Fiz questão de seguir para acompanhar teu trabalho. Beijocas!

    ResponderExcluir
  5. Olá multiplicadora Vanessa. É uma honra receber sua visita em nosso cantinho. Sua presença encantadora nos traz incentivo. Obrigada pelo carinho. Abraços

    ResponderExcluir